Logo CucoStation- branco -01.png
  • Cuco Station

Habitar é processar

"São necessários dois anos para a aprendermos a falar e sessenta para aprendermos a calar" - Ernest Hemigway



Vivemos uma era onde todos temos opiniões e todos precisamos expressar nossas opiniões, mas nunca precisamos ficar calados. Se expressar é importante e se abster de comentar mais ainda. A palavra é prata, o silêncio é ouro, já dizia o Provérbio Árabe. Você já pensou que toda essa opinião, sobre tudo e sobre todos é apenas um disfarce para o ego que tudo acha, sabe?


Pensando nisso tudo, me recordo de três frases muito certeiras do TAO, uma filosofia chinesa que fala muito sobre o poder do silêncio. A primeira delas diz: “O Sábio tudo tolera, sem dizer uma palavra”. A segunda fala que: “Cada vez que se julga alguém, a única coisa que se faz é expressar a sua opinião pessoal”. E por último: “Não saber é muito incômodo para o ego, porque ele gosta de saber tudo. O ego gosta de ter sempre razão e dar a sua opinião sempre muito pessoal”.


Assim como o TAO, a meditação e a Yoga nos convida a uma viagem interna, de conhecimento do corpo e mente. Às vezes não ter o que comentar é divino, pois entendemos que aquilo é nossa opinião pessoal e para cada jornada uma linha de raciocínio faz sentido. O que serve para você, não precisa servir ou fazer sentido para o próximo. Abster-se virou luxo, dos poucos, que não se preocupam com opiniões alheias e conseguem falar, sem falar.


No último ano iniciei diversas leituras que me abriram a mente para esse e outros assuntos que esporadicamente pretendo trazer aqui. Vivemos em um mundo globalizado, tecnológico, moderno e cheio de opiniões. É preciso estar informado, ser rico em conhecimento, saber debater e sempre, sempre abrir espaço para o diálogo. Mas também é preciso abster-se do todo para o entendimento pessoal.


@jfvillanova