Logo CucoStation- branco -01.png
  • Cuco Station

Conheça a banda que surgiu dentro de uma marcenaria e hoje promove um estudo sobre Jazz



Santa Jam Vó Alberta é uma banda que não se contenta apenas com shows, mas desenvolve um profundo estudo das expressões musicais dividida por regiões. O resultado é uma apresentação que busca a fusão cultural permeando através do jazz tradicional, o folk, o baião, o blues, o country e o gypsy.

Com um extenso currículo de apresentações como festivais, shows e uma palestra no TED, na qual eles deram uma aula sobre música e se apresentaram no estádio do Palmeiras para mais de 12 mil pessoas, ninguém imagina que a banda tem apenas dois anos de existência.

Tudo começou em 2012 com o Ivan Staicov e Pedro Marini. Os dois, que estão na banda até hoje, trabalhavam juntos em uma marcenaria e resolveram utilizar o local para marcar um encontro entre amigos. A ideia era apenas juntar conhecidos para fazerem um som.


O primeiro encontro aconteceu em uma segunda-feira, às 22:00, horário que as máquinas eram desligadas. A reunião, que era apenas para amigos, acabou se tornando uma festa. Compareceram mais de 30 pessoas, amigo de amigos, que chegaram no local para se divertirem.

Os convidados “penetras” não apenas foram, como levaram também instrumentos para participarem da roda de música. “Tinha contrabaixo, trombone, sanfona, zabumba e uma cantora. E assim nasceu a Santa Jam”, conta Ivan.

Os encontros começaram a crescer e eles precisaram mudar de lugar, pois os vizinhos estavam reclamando do barulho. Do Sumaré partiram para o Santa Cecília e passaram a se reunir às sextas-feiras.

Em homenagem ao bairro que estava recebendo o grupo de amigos músicos, a banda começou a se intitular como Santa Jam. E desde então eles não pararam mais. Foram crescendo e se desenvolvendo como músicos, sempre buscando estudar novos ritmos e junções musicais.

O Vó Alberta veio depois e é uma alusão a embaixatriz do blues: Alberta Hunter.


“O que a gente faz é estudo de música tradicional. O Jazz é um caldo cultural africano, brasileiro, latino, muito americano, muito europeu com diversas raízes. Esse caldo musical permite que a gente use o Jazz como linha central do nosso trabalho”, afirma Ivan.

Hoje a banda tem sete integrantes, sendo eles: Danilo Ruiz no violão, Pedro Cury também no violão, João Paulo Gomes na sanfona, Bruno Motta no Mandolin, Pedro Marini no contrabaixo, Luiz Gustavo Berro no trompete, e Ivan na gaita. Todos os integrantes do grupo fazem a voz.

Como o jazz é a linha central da banda, Ivan acredita que a cena do ritmo no Brasil é muito rica, mas ainda pouco degustada. “Às vezes a pessoa nem sabe o que é Jazz, mas curte. Falta incentivo para isso”, comentou.


Quando questionado sobre suas inspirações, o músico acaba nos contando uma curiosidade da banda. Toda semana eles fazem um trabalho no hospital psiquiátrico no HC de São Paulo. Levam música para os pacientes e é exatamente nessas pessoas que eles se inspiram.

“Não tem como não olhar isso é não se inspirar. Música dando vida para a pessoas é uma coisa angelical. Foda”, exclamou o músico.

Ivan é direto quando o assunto é a apresentação da banda na Jazz Mansion, que acontece no próximo domingo, dia 11, no Nacional Club. “O grande lance desse show é que vamos nos provocar muito no palco. Vamos usar o jazz como linha central, mas queremos nos provocar no palco. Não será um show engessado não. Vai rolar muito improviso para ver o que vai acontecer e para onde o tema vai levar a gente. Vai ser uma bomba de fusão cultural”, conclui.

Então para assistir essa aula que será a apresentação do Santa Jam Vó Alberta na Jazz Mansion, garanta seu ingresso, pois estamos nas últimas unidades. COMPRE AQUI


Somos uma agência produtora de experiências através

de eventos, ativações e conteúdo.

Projetada para compartilhar ideias que a gente quer tirar

do papel, conectar pessoas que a gente quer nos envolver

e criar experiências que a gente quer sentir

Faça diferente, faça o novo, faça de novo

#unboxyourmind

Grupo Cuco - Lab de Marketing Experiencial

Rua Cardeal Arcoverde, 2365 - 12º andar - Pinheiros

Tel: 11 97660 1190

Fale conosco: dennisvianez@grupocuco.com

™ CUCO. Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Vamos marcar um papo?