Cuco Station
104 anos de Vinicius de Moraes: veja os 10 melhores tributos feitos ao artista

Se ainda estivesse vivo, Vinicius de Moraes completaria, neste mês, 104 anos de idade. O libriano mais amado do Brasil era um poço de talento. Poeta, dramaturgo, jornalista, diplomata, cantor e compositor, ele deixou um vasto legado artístico.
Vinícius sempre considerou que a poesia foi sua primeira e maior vocação, e que toda sua atividade artística deriva do fato de ser poeta. No campo musical, ele teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.
Na noite de 8 de julho de 1980, acertando detalhes com Toquinho sobre as canções do álbum "Arca de Noé", Vinicius alegou cansaço e que precisava tomar um banho. Na madrugada do dia seguinte Vinicius foi acordado pela empregada, que o encontrara na banheira de casa, com dificuldades para respirar. Toquinho, que estava dormindo, acordou e tentou socorrê-lo, seguido por Gilda Mattoso (última esposa do poeta), mas não houve tempo e Vinicius de Moraes morreu pela manhã.
Depois de sua morte, o poeta foi homenageado diversas vezes, por amigos ou por outros artistas que não o conheceram, mas carregam e admiram suas obras. Para celebrar o aniversário desse grande homem, fizemos uma seleção dos 10 melhores tributos feitos a Vinicius de Moraes.
Confira:
1- Toquinho - Samba para Vinicius
2- Samba da Bênção - Criolo, Rael, Terra Preta & Marcel Powell
3- Gal Costa - Insensatez
4- Formosa - Gilberto Gil
5- Regra Três - Anna Luisa
6- Chega de Saudade - Caetano Veloso
7- Chico Buarque - Medo de amar
8- O Morro Não Tem Vez - Favela - Julie Philippe, Zago e Mírian
9- Maria Bethânia - Tarde em Itapoã
10- Carlos Lyra & Miucha - "Sabe Você"